Retomada: Usina São José voltará a moer cana em 2024

A Usina São José, do Grupo Farias, voltará a moer cana-de-açúcar em maio de 2024. A unidade, que estava com suas atividades hibernadas desde 2020, passa por manutenção interna e externa, bem como testes nos equipamentos. Com a capacidade de produção de 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar, o objetivo é iniciar a operação atingindo a capacidade máxima de moagem, produzindo açúcar e xarope.

Em pleno funcionamento, a usina deverá gerar mais de 1.000 empregos diretos: “Precisamos de mais mão de obra para atuar nessa retomada da usina. A usina está precisando de mão de obra em geral, tanto mecânico industrial quanto caldeireiro, soldador, operador de moenda, operador de evaporação, cozinheiros e ajudantes em geral. Estamos necessitando de toda a mão de obra industrial no momento. Os profissionais que tiverem interesse podem procurar nosso departamento de Recursos Humanos”, ressalta Gustavo Almeida, superintendente Industrial.

De acordo com a diretoria do Grupo Farias, “Tivemos um processo de retorno em um cenário difícil que envolveu inclusive a pandemia”. A diretoria afirma que a moagem na São José será definitiva. “Na safra passada, tivemos recorde de moagem nas unidades de Goiás e no Nordeste. Instalamos uma nova fábrica de açúcar em Goiás e temos solidez para atuar na recuperação dos equipamentos mesmo sem a produção”, explica Gustavo Almeida, superintendente Industrial.

Nesta quinta-feira (14), fornecedores e o prefeito Marcos Buzetto foram convidados para acompanhar o trabalho de manutenção da estrutura da usina. “A solidez da empresa é importante para manter o custo fixo, mesmo sem moer, para realizar a reestruturação. A retomada irá trazer riquezas para nosso município, pois com novos empregos, haverá maior arrecadação que impactará no orçamento municipal”, destaca Buzetto, colocando o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) à disposição para captar currículos para a seleção de profissionais.

Josué Soares, superintendente Administrativo, enaltece também o fato de que mesmo após 4 anos de paralisação, as atividades agrícolas permaneceram com o plantio de cana própria. Volume este que será somado à cana de fornecedores para atender o volume necessário da safra 24/25. A hibernação ocorreu por estratégia, assim como seu retorno. “Fizemos contato com nossos antigos fornecedores, retomando parcerias. Os fornecedores e o prefeito estão acompanhando o compromisso que temos com a retomada e com a sociedade rio-pedrense. E sentimos que os fornecedores vibram com a volta, pois têm fácil acesso à administração”, comenta o superintendente Administrativo.

“Retomamos inclusive o contato com antigos colaboradores que atuaram na unidade antes da paralisação. São profissionais que conhecem a usina e farão essa retomada”, completa Gustavo Almeida.

Os interessados em se candidatar para as vagas disponíveis podem encaminhar currículo para o e-mail [email protected] e através do Whatsapp (19) 3493-2598. “Com o retorno da São José, haverá o fortalecimento do município e da região, gerando emprego e renda. A Usina São José sempre foi presente no município e tem uma identificação muito forte com Rio das Pedras, assim como fornecedores e prestadores de serviço. O grupo se sente honrado em sempre estar participando do desenvolvimento do município e da região”, finaliza Josué Soares.

Compartilhe:

caranava-coca-cola1

Caravana de Natal da Coca-Cola chega a Piracicaba e região com caminhões iluminados; veja trajeto e horários

A tradicional Caravana de Natal da Coca-Cola promete encantar o público de Piracicaba, Limeira e Cosmópolis na próxima terça-feira (18), e segue para Santa Bárbara d’Oeste na quarta-feira (19). Em Piracicaba, o desfile natalino tem início previsto na Avenida Prof. Alberto Vollet Sachs, nº 2030 (Supermercado Coop), encerrando o percurso...
Vereador Edison Marconato solicita reabertura da Rua Lázaro de Almeida01

Vereador Edison Marconato solicita reabertura da Rua Lázaro de Almeida

O vereador Edison Marconato apresentou na Câmara Municipal de Rio das Pedras a Indicação nº 1179/2025, na qual solicita ao prefeito Marcos Buzetto a revogação parcial da Lei nº 1.854, de 1996, que havia doado parte da Rua Lázaro de Almeida para a empresa Arcor do Brasil. A proposta visa...
Atletas de Rio das Pedras se destacam na Corrida do Alvinegro em Piracicaba01

Atletas de Rio das Pedras se destacam na Corrida do Alvinegro em Piracicaba

Os corredores de Rio das Pedras brilharam na 11ª edição da Corrida São Vicente do Alvinegro, realizada neste domingo (9) em Piracicaba. O evento, que reuniu cerca de 5 mil atletas de toda a região, consagrou vários rio-pedrenses entre os melhores colocados nas provas de 5 km, 10 km e...