Retomada: Usina São José voltará a moer cana em 2024

A Usina São José, do Grupo Farias, voltará a moer cana-de-açúcar em maio de 2024. A unidade, que estava com suas atividades hibernadas desde 2020, passa por manutenção interna e externa, bem como testes nos equipamentos. Com a capacidade de produção de 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar, o objetivo é iniciar a operação atingindo a capacidade máxima de moagem, produzindo açúcar e xarope.

Em pleno funcionamento, a usina deverá gerar mais de 1.000 empregos diretos: “Precisamos de mais mão de obra para atuar nessa retomada da usina. A usina está precisando de mão de obra em geral, tanto mecânico industrial quanto caldeireiro, soldador, operador de moenda, operador de evaporação, cozinheiros e ajudantes em geral. Estamos necessitando de toda a mão de obra industrial no momento. Os profissionais que tiverem interesse podem procurar nosso departamento de Recursos Humanos”, ressalta Gustavo Almeida, superintendente Industrial.

De acordo com a diretoria do Grupo Farias, “Tivemos um processo de retorno em um cenário difícil que envolveu inclusive a pandemia”. A diretoria afirma que a moagem na São José será definitiva. “Na safra passada, tivemos recorde de moagem nas unidades de Goiás e no Nordeste. Instalamos uma nova fábrica de açúcar em Goiás e temos solidez para atuar na recuperação dos equipamentos mesmo sem a produção”, explica Gustavo Almeida, superintendente Industrial.

Nesta quinta-feira (14), fornecedores e o prefeito Marcos Buzetto foram convidados para acompanhar o trabalho de manutenção da estrutura da usina. “A solidez da empresa é importante para manter o custo fixo, mesmo sem moer, para realizar a reestruturação. A retomada irá trazer riquezas para nosso município, pois com novos empregos, haverá maior arrecadação que impactará no orçamento municipal”, destaca Buzetto, colocando o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) à disposição para captar currículos para a seleção de profissionais.

Josué Soares, superintendente Administrativo, enaltece também o fato de que mesmo após 4 anos de paralisação, as atividades agrícolas permaneceram com o plantio de cana própria. Volume este que será somado à cana de fornecedores para atender o volume necessário da safra 24/25. A hibernação ocorreu por estratégia, assim como seu retorno. “Fizemos contato com nossos antigos fornecedores, retomando parcerias. Os fornecedores e o prefeito estão acompanhando o compromisso que temos com a retomada e com a sociedade rio-pedrense. E sentimos que os fornecedores vibram com a volta, pois têm fácil acesso à administração”, comenta o superintendente Administrativo.

“Retomamos inclusive o contato com antigos colaboradores que atuaram na unidade antes da paralisação. São profissionais que conhecem a usina e farão essa retomada”, completa Gustavo Almeida.

Os interessados em se candidatar para as vagas disponíveis podem encaminhar currículo para o e-mail [email protected] e através do Whatsapp (19) 3493-2598. “Com o retorno da São José, haverá o fortalecimento do município e da região, gerando emprego e renda. A Usina São José sempre foi presente no município e tem uma identificação muito forte com Rio das Pedras, assim como fornecedores e prestadores de serviço. O grupo se sente honrado em sempre estar participando do desenvolvimento do município e da região”, finaliza Josué Soares.

Compartilhe:

Paixão de Cristo mais uma vez emociona público01

Lançamento da Paixão de Cristo 2026 será nesta quarta (5), na Câmara

Foto: Del Rodrigues/ Arte: Grupo Teatral Paixão de Cristo de Rio das Pedras O Grupo Teatral Paixão de Cristo de Rio das Pedras fará o lançamento da encenação que revive a vida e paixão de Jesus Cristo para 2026. Este primeiro encontro será realizado na quarta-feira...
Rio das Pedras tem mais de 10 mil endividados

Rio das Pedras tem mais de 10 mil endividados; Serasa faz feirão “Limpa Nome”

Rio das Pedras tem 10.471 endividados segundo o mapeamento apresentado pelo Serasa. O número é 2% maior do que o mesmo período de 2024. O valor médio da dívida por inadimplente em Rio das Pedras é de R$ 5.638,02, o equivalente a quase quatro salários mínimos. O valor total dos...
Vereadores denunciam abandono de veículos e más condições na Garagem Municipal01

Vereadores denunciam abandono de veículos e más condições na Garagem Municipal

Os vereadores Leandro Penatti e Jhony do Depósito estiveram neste sábado (1) na Garagem Municipal, localizada na Avenida José Augusto da Fonseca, entre as ruas Vereador Vitor Pôncio e Professor Manoel da Costa Neves, para verificar denúncias sobre o estado de conservação da frota municipal. O cenário encontrado chamou a...