Prefeito veta parte do projeto para divulgação de estoque de medicamentos

O prefeito Marcos Buzetto vetou parte do Projeto de Lei que dispõe sobre a divulgação de relação de medicamentos que compõem os estoques da Rede Municipal de Saúde. A propositura, de autoria da vereadora Vanessa Botam, foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares, com emendas modificativas. O veto do Executivo será avaliado pelos vereadores.

Em sua redação original, o PL autoriza a Prefeitura a disponibilizar em seu site e nas unidades de saúde a relação de medicamentos disponíveis no estoque da Farmácia Municipal, assim como os que estão em falta. Legislação semelhante está em vigor em municípios como Limeira, Valinhos, São Carlos, Guarulhos e Belo Horizonte.

A proposta original da parlamentar sofreu alteração para Comissão de Justiça e Redação do Legislativo. Na redação da vereadora, a Prefeitura era obrigada a divulgar os medicamentos disponíveis. Com a modificação, o Executivo é autorizado a fazer a divulgação, mas não obrigado.

O veto do prefeito tira a orientação para divulgação da relação de medicamentos disponíveis e faltosos nas unidades municipais de saúde, bem como no site da Prefeitura. Assim, a lei apenas autoriza a divulgação dos medicamentos, ficando a critério do Executivo sua publicação ou não.

“Espero que o prefeito tenha bom senso e divulgue os medicamentos disponíveis em seus canais de comunicação. É um ato de respeito ao contribuinte, de administração com responsabilidade e transparente”, destaca a vereadora Vanessa Botam.

De acordo com a parlamentar, há muita reclamação a respeito da falta de medicamentos feita por pacientes que vão até a Farmácia Municipal e não encontram o remédio prescrito pelo médico. “A divulgação dos itens disponíveis e faltantes evita que o paciente tenha que se deslocar até o local e escute que não há o medicamento disponível”, justifica a parlamentar.

Além disso, Vanessa Botam ressalta que a iniciativa se baseia na Constituição Federal quanto ao direito à informação pelo cidadão. “A transparência na administração pública é um dever dos governantes e um direito do cidadão. Os medicamentos distribuídos de maneira gratuita aos pacientes da Rede Municipal de Saúde são comprados com recursos dos impostos pagos pelo contribuinte. Ter uma divulgação clara, objetiva e transparente é obrigatório”, completa.

Compartilhe:

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

A Guarda Civil Municipal de Rio das Pedras prendeu, na tarde desta terça-feira (25), um homem de 35 anos pelo crime de furto qualificado de telhas galvanizadas na obra da futura Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdelice dos Santos Bastos Trevizam, em construção na Avenida David Miori, no bairro Monsenhor...
Na xícara da esquerda, água da torneira; na direita, água mineral

Moradores do Raul Coury denunciam água com mau cheiro, coloração escura e até insetos

Moradores do bairro Residencial Dr. Raul Coury, em Rio das Pedras, relatam enfrentar desde sexta-feira (14) uma grave alteração na qualidade da água fornecida pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Vídeos e fotos enviados em grupos de WhatsApp mostram água escura e até resíduos de insetos, além de...
Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

O Rio Garden Mall será palco de um dos eventos mais esperados do ano: o Festival do Chopp, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, reunindo boa música, gastronomia típica e muita animação. A expectativa é atrair cerca de mil pessoas durante o fim de semana. O público...