Moradores do Jorge Coury reclamam de poeira em estrada de terra

Moradores do bairro Jorge Coury, próximo a área de lazer Gennati Soave, reclamam do grande volume de poeira levantado pelo movimento de veículos na estrada de terra ao final da Rua Nicolino Parisse. A via dá acesso à Rodovia Nelson Caproni.

Moradora da Rua Prof.ª Tuffi Coury, Sandra Carpim Bernardo da Silva, relata que o problema é antigo e, até o momento, sem solução. “Quando passa caminhão aqui faz uma poeira que tapa tudo. É uma situação muito difícil. Eu estou com sinusite, renite e tosse já faz tempo. Tudo por conta da poeira. E não é só eu, meu marido também está assim”, conta Sandra Carpim.

Não bastasse os problemas respiratórios causados pela poeira, a limpeza diária da casa complica ainda mais a situação. “A gente não vence limpar a casa. Tenho problema de coluna e de quadril. Aí a gente fica limpando e no outro dia não aguenta nem andar direito por conta de ficar limpando a casa”, completa.

A Lei Municipal n. 3.125 determina sobre a obrigação das empresas ou proprietários de caminhões de transporte de cana-de-açúcar, resíduos sólidos, massa de concreto, pedra e demais cargas pesadas, a molhar as vias públicas não pavimentadas de Rio das Pedras. De acordo com a moradora, veículos pesados utilizam a via não pavimentada como rota. Contudo, a legislação vigente não é aplicada.

Descarte de lixo
Outro problema relatado por Sandra Carpim é do lixo despejado de forma irregular na área atrás de sua residência, bem como na Rua Nicolino Parisse – junto a área de lazer Gennati Soave.
O problema é antigo, quando ainda havia um dos containers para descarte de lixo domiciliar no local. A lixeira foi retirada, mas o hábito de descartes lixo em local impróprio continua. A moradora pede que seja feita fiscalização a que a lei seja aplicada a fim de evitar que o lixo continue sendo jogado no local.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...