Rua Tiradentes, às margens do Tijuco Preto, vira depósito de entulho

A Rua Tiradentes, no trecho onde começa a Rua Lacerda Franco, virou local para descarte irregular de entulho no Centro de Rio das Pedras. O local é um dos principais pontos de passagem de veículos e pedestres, às margens do Ribeirão Tijuco Preto.
Há restos de materiais de construção, porta, sacos de cimento, lixo doméstico e embalagens de marmita. A impressão que se tem é que alguma reforma foi feita próxima e o material descartado no local.

Questionada a respeito da limpeza, o Departamento de Comunicação da Prefeitura afirmou que o material não será recolhido pela municipalidade.
“Se trata de sobras de reformas ou construção. É de responsabilidade do dono (da obra) contratar caçambas para o descarte correto. A

Prefeitura não recolhe esse tipo de material”, diz a nota.
De acordo com o Departamento, será feita notificação para que o responsável pelo descarte irregular faça a limpeza sob risco de ser aplicada multa. Contudo, questionada se a Prefeitura tem conhecimento de quem seria o responsável pelo descarte, o Departamento de Comunicação não respondeu.

O local do descarte seria a continuação da Rua Lacerda Franco, onde a administração anterior até cogitou prolongar a via até a Avenida dos Operários. Portanto, a área seria de propriedade do município.

O que diz a lei
Algumas leis municipais abordam o descarte de entulho e obrigatoriedade da manutenção de limpeza do espaço. A Lei Municipal n.º 2.873 estabelece, ainda no artigo segundo, que “os responsáveis por imóveis não edificados, cercados, murados ou não, que se localizem dentro do perímetro urbano da sede e dos distritos, são obrigados a mantê-los limpos e drenados, respondendo, em qualquer situação, pela sua utilização como depósito de lixo, detritos ou resíduos de qualquer espécie ou natureza”.

Já a Lei 2.752, quando trata a respeito da implementação de canteiro de obras, afirma a proibição da permanência de qualquer material de construção nas caixas de rolamento das vias e logradouros públicos, bem como a utilização dos mesmos como canteiro de obras ou depósito de entulhos.

O entulho pode servir como local para proliferação do mosquito transmissor da dengue. Sobre isso, a Lei 2.634 determina que a responsabilidade pelo controle dos mosquitos, bem como de outros vetores, compete ao setor competente da Prefeitura o saneamento dos criadouros e abrigos associados ao lixo ou entulho e das canalizações nas vias e logradouros públicos.

Compartilhe:

Na xícara da esquerda, água da torneira; na direita, água mineral

Moradores do Raul Coury denunciam água com mau cheiro, coloração escura e até insetos

Moradores do bairro Residencial Dr. Raul Coury, em Rio das Pedras, relatam enfrentar desde sexta-feira (14) uma grave alteração na qualidade da água fornecida pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Vídeos e fotos enviados em grupos de WhatsApp mostram água escura e até resíduos de insetos, além de...
Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

O Rio Garden Mall será palco de um dos eventos mais esperados do ano: o Festival do Chopp, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, reunindo boa música, gastronomia típica e muita animação. A expectativa é atrair cerca de mil pessoas durante o fim de semana. O público...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

Derrota da presidência Na última sessão camarária foi ao plenário um projeto de autoria da Mesa Diretora da Câmara para a reestruturação do quadro de servidores do Legislativo. O presidente Pastor Emerson (PSB) procurou pelos vereadores de forma individual em busca de votos para aprovação da pauta. Contudo, uma forte...