Rua Tiradentes, às margens do Tijuco Preto, vira depósito de entulho

A Rua Tiradentes, no trecho onde começa a Rua Lacerda Franco, virou local para descarte irregular de entulho no Centro de Rio das Pedras. O local é um dos principais pontos de passagem de veículos e pedestres, às margens do Ribeirão Tijuco Preto.
Há restos de materiais de construção, porta, sacos de cimento, lixo doméstico e embalagens de marmita. A impressão que se tem é que alguma reforma foi feita próxima e o material descartado no local.

Questionada a respeito da limpeza, o Departamento de Comunicação da Prefeitura afirmou que o material não será recolhido pela municipalidade.
“Se trata de sobras de reformas ou construção. É de responsabilidade do dono (da obra) contratar caçambas para o descarte correto. A

Prefeitura não recolhe esse tipo de material”, diz a nota.
De acordo com o Departamento, será feita notificação para que o responsável pelo descarte irregular faça a limpeza sob risco de ser aplicada multa. Contudo, questionada se a Prefeitura tem conhecimento de quem seria o responsável pelo descarte, o Departamento de Comunicação não respondeu.

O local do descarte seria a continuação da Rua Lacerda Franco, onde a administração anterior até cogitou prolongar a via até a Avenida dos Operários. Portanto, a área seria de propriedade do município.

O que diz a lei
Algumas leis municipais abordam o descarte de entulho e obrigatoriedade da manutenção de limpeza do espaço. A Lei Municipal n.º 2.873 estabelece, ainda no artigo segundo, que “os responsáveis por imóveis não edificados, cercados, murados ou não, que se localizem dentro do perímetro urbano da sede e dos distritos, são obrigados a mantê-los limpos e drenados, respondendo, em qualquer situação, pela sua utilização como depósito de lixo, detritos ou resíduos de qualquer espécie ou natureza”.

Já a Lei 2.752, quando trata a respeito da implementação de canteiro de obras, afirma a proibição da permanência de qualquer material de construção nas caixas de rolamento das vias e logradouros públicos, bem como a utilização dos mesmos como canteiro de obras ou depósito de entulhos.

O entulho pode servir como local para proliferação do mosquito transmissor da dengue. Sobre isso, a Lei 2.634 determina que a responsabilidade pelo controle dos mosquitos, bem como de outros vetores, compete ao setor competente da Prefeitura o saneamento dos criadouros e abrigos associados ao lixo ou entulho e das canalizações nas vias e logradouros públicos.

Compartilhe:

WhatsApp Image 2026-01-13 at 10.31.53a

Motorista fica ferido após capotamento na Rodovia do Açúcar, em Rio das Pedras

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rodovia do Açúcar (SP-308), em trecho localizado no território de Rio das Pedras. Segundo informações apuradas, o motorista trabalha para a empresa Mercado Livre e conduzia uma caminhonete Montana branca, partindo...
Del Rodrigues mostrou a história de moradores da Rua Torta.

Documentário “Rua Torta – Memórias e Transformações” emociona público

Na última sexta-feira (9), o Centro Pedagógico de Rio das Pedras recebeu o lançamento do documentário Rua Torta – Memórias e Transformações. O anfiteatro ficou lotado para a exibição do filme, que propõe um olhar sensível sobre a história da Rua Torta e das pessoas que ajudaram a construir a...
CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...