Helinho Zanatta apresenta projeto que cria Semana da Conscientização do Vitiligo no Estado

Projeto cria a Semana Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Vitiligo

O deputado estadual e vice-presidente da Alesp, Helinho Zanatta (Podemos), reuniu-se nesta semana com a influencer Maika Celi que, por meio de sua rede social, tem lutado pela causa do vitiligo, principalmente contra o preconceito. A partir dessa conversa, o deputado assumiu o compromisso e já de apresentou o projeto de lei que cria no Estado a Semana de Conscientização e Orientação sobre o Vitiligo.

Ao deputado, Maika explicou que criou o projeto “Vitiligo, meu lugar ao sol” no Facebook e “@vitiligo.meulugaraosol”, no Instagram. Foi também mentora da primeira lei de conscientização da doença no Brasil. Por ser portadora da doença e sendo vítima de assédio em 2016, tornou-se ativista da causa do vitiligo e compartilha sua experiência com outras mulheres, mostrando sua trajetória de autoaceitação.

Ela incentiva mulheres a conquistarem o seu espaço como protagonistas, mesmo sendo portadoras do vitiligo. Maika diz: “viver com a doença e sofrer da doença são coisas diferentes”. No seu Instagram, por exemplo, além de seus depoimentos, há relatos de outras mulheres que vivem com a doença, contando suas experiências a partir do momento em que descobrirem que estão com vitiligo.

Para fomentar, ampliar o seu projeto e atingir mais pessoas, Maika pediu ao deputado Helinho Zanatta a elaboração de projeto de lei criando a Semana Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Vitiligo, envolvendo principalmente as pastas da Saúde e da Educação. Sensível ao problema, Helinho protocolou ontem (22) o projeto de lei.

Além de projeto, Helinho quer levar a discussão do vitiligo para a Alesp, promovendo uma audiência pública para ouvir os mais diferentes segmentos da sociedade sobre a doença para propor novos encaminhamentos. Segundo ele, num primeiro momento foi pensado em se envolver as pastas da Saúde e da Educação. Para o deputado, a questão do preconceito tem que ser combatida com ações propositivas. Ele enfatizou que ““mais e mais pessoas têm que saber que o vitiligo não é contagioso, não é transmitido num abraço, num aperto de mão ou numa troca de carinho”.

A Semana, como explicou o deputado, seria um momento no ano para ampliar a divulgação sobre a doença, de responsabilidade da Secretaria Estadual da Saúde, que mostraria a necessidade do diagnóstico precoce e onde o portador do vitiligo deve procurar ajudar especializada no Estado. No caso da Educação, Helinho entende que é muito importante as escolas terem pessoas preparadas e bem orientadas para que, ao receber um aluno (a) com o vitiligo, fazer o acolhimento dessa criança nesse ambiente escolar, evitando o preconceito e o bullying.

SAIBA MAIS
O vitiligo é uma doença crônica caracterizada por manchas brancas devido à perda do pigmento natural da pele, a melanina. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, mais de um milhão de brasileiros convivem com a doença, e para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento, no dia 25 de junho foi instituído o Dia Mundial do Vitiligo.

Compartilhe:

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

A Guarda Civil Municipal de Rio das Pedras prendeu, na tarde desta terça-feira (25), um homem de 35 anos pelo crime de furto qualificado de telhas galvanizadas na obra da futura Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdelice dos Santos Bastos Trevizam, em construção na Avenida David Miori, no bairro Monsenhor...
Na xícara da esquerda, água da torneira; na direita, água mineral

Moradores do Raul Coury denunciam água com mau cheiro, coloração escura e até insetos

Moradores do bairro Residencial Dr. Raul Coury, em Rio das Pedras, relatam enfrentar desde sexta-feira (14) uma grave alteração na qualidade da água fornecida pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Vídeos e fotos enviados em grupos de WhatsApp mostram água escura e até resíduos de insetos, além de...
Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

O Rio Garden Mall será palco de um dos eventos mais esperados do ano: o Festival do Chopp, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, reunindo boa música, gastronomia típica e muita animação. A expectativa é atrair cerca de mil pessoas durante o fim de semana. O público...