Casos de dengue saltam de quatro para 95 em um mês

O número de casos de dengue em Rio das Pedras aumentou mais de 2300% em apenas um mês. No dia 20 de abril, a Secretaria da Saúde informou que havia 46 casos notificados, sendo apenas quatro positivos para dengue. Um mês depois são 200 casos notificados, com 95 confirmados. No mês anterior, 8,7% das notificações resultaram em positivo. Em mais, esse número saltou para 47,5%.

Os casos apresentados foram notificados pelo Pronto Socorro Municipal. O número pode ser ainda maior, considerando os casos confirmados em atendimentos pelos planos de saúde ou feitos em outros municípios.
Ainda de acordo com a pasta, os bairros com maior incidência de casos são Bom Jesus e Vitório Cezarino (Sem Terra).

Como forma de prevenção, foram realizados mutirões para recolhimento de materiais inservíveis e orientação de moradores nos locais com mais casos.

Morador do Bom Jesus, Samuel Castelani, recebeu o diagnóstico de dengue no dia 14 de abril, após exame realizado no Pronto Socorro Municipal. “Hoje, 25 de maio, continuo com dengue. Acredito que peguei a dengue por mosquitos que vieram das águas paradas que têm na Área Verde do Bom Jesus. Já fiz três exames de sangue e minhas plaquetas continuam baixas”, conta Samuel Castelani, que classifica a doença como horrível por ocasionar dores em todos os músculos, principalmente nuca e costas. “A Prefeitura sabe onde estão os focos, principalmente esse da área verde, que é grande. Precisava limpar aquela água parada, mas acho que custa caro e ninguém faz”, completa.

Nesta quinta-feira (25), quem recebeu o diagnóstico da dengue foi o empresário Victor Ferreira. “Na terça-feira minha esposa ficou ruim. Fomos à Unimed, que confirmou ser dengue. Ontem eu não me senti bem e hoje confirmou o caso. O médico alertou que a doença está por perto”, explica. “O povo tem que tomar muito cuidado, pois pega muito fácil. Tem que olhar garrafas, pratos de vasos, tudo que pode acumular água. A dengue é uma doença muito séria. O médico orientou para eu me hidratar bastante, fazer repouso de dez dias. Mas tem que tomar cuidado, pois se não tratar de forma adequada, pode levar à morte.”

Compartilhe:

Lixo acumulado nas esquinas do Bom Jardim na noite desta terça-feira (6). Foto: Jhony Ferreira

Coleta volta a acumular lixo nas esquinas dos bairros

A coleta de lixo em Rio das Pedras voltou a ser problemas para moradores. Assim como no início de 2023, os coletores de lixo passam nas residências recolhendo sacos de lixo para deixar acumulado no meio da rua. Por muitas vezes, esse acúmulo é feito durante a manhã e o...
Incêndio teria sido causado por uma vela. Perícia investiga caso.

Mãe e filha morrem em incêndio no Bom Retiro

Mãe e filha morreram em um incêndio residencial no bairro Bom Retiro, em Rio das Pedras. A ocorrência, em andamento na manhã desta quarta-feira (7), é na Rua Mário Petrini. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e estiveram no local para o trabalho de rescaldo e investigação dos focos...
Produção da Câmara teve quatro PLs, quatro moções e 27 indicações. Foto: Alex Calmon

Câmara recebe projetos de lei do PPA e LDO de Rio das Pedras

Na sessão ordinária desta segunda-feira (5), os vereadores receberam dois projetos de lei encaminhados pelo Executivo. O primeiro dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) de Rio das Pedras para o período de 2025 a 2029. Já o PL 7/25 trata a respeito da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o...