Passageiros reclamam de lotação de ônibus entre Rio das Pedras e Piracicaba

Passageiros que utilizam o ônibus para se locomover entre Rio das Pedras e Piracicaba entraram em contato com a reportagem do jornal O Verdadeiro para reclamar da lotação em horários de pico. De acordo com usuários, os horários entre 6h e 7h no sentido Rio das Pedras-Piracicaba e das 18h às 19h no sentido contrário.

A maior parte dos passageiros nestes horários é de estudantes e profissionais que trabalham na cidade vizinha. Na manhã desta quinta-feira (27), muitos passageiros foram em pé para Piracicaba nos horários de 6h, 6h20 e 6h40.

De acordo com a estatística de passageiros elaborada pela Viação Itaqueri, responsável pelo transporte, nos horários de pico no período da manhã o número de passageiros por veículo varia entre 60 e 73 passageiros. Na volta de Piracicaba, no período da tarde, o fluxo é pouco menos intenso, mas a quantidade de passageiros chega a variar de 45 a 67 pessoas por viagem. Segundo o informativo fixado no ônibus, o limite é de 39 passageiros sentados e 34 em pé, 73 no total.

“O ônibus com saída às 6h20 é cheio de trabalhadores. É preciso aumentar mais um ônibus ou mais um horário com diferença pequena. Não tem condições, é isso todo dia”, conta Silvana Ferreira, que utiliza o transporte coletivo diariamente. “Somos transportados como gado, principalmente nos horários de pico. Viajamos em pé, abarrotados, espremidos uns nos outros e nada é feito. É lucro pelo lucro. Tiraram horários com a pandemia e nunca mais colocaram. A cidade não oferece emprego e também não ajuda no transporte”, completa.

Questionada, a empresa Itaqueri informou que tem a quantidade exata de passageiros. “A Viação Itaqueri informa que os ônibus têm circulado dentro da capacidade permitida pela Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo). A equipe operacional da Itaqueri está diariamente analisando a oferta e demanda de passageiros e caso sejam necessários novos horários, os mesmos serão encaminhados para aprovação da entidade reguladora”, afirma a nota da empresa.

O Departamento de Comunicação da Prefeitura também foi perguntado se a Administração Municipal solicitou novos horários e veículos, mas se limitou a responder que “o transporte até Piracicaba não é ligado a Prefeitura como o transporte urbano, portanto, não está sujeito à interferências da administração publica”.

Responsável pela fiscalização dos serviços intermunicipais de transporte de passageiros, a Artesp informa que de janeiro de 2022 até agora não recebeu reclamações de usuários referentes à superlotação sobre a linha 7493 (Rio das Pedras – Piracicaba). Nas linhas suburbanas é permitido o transporte de passageiros em pé, desde que obedecido o limite de cinco pessoas por metro quadrado – a informação sobre a lotação do veículo (em pé e sentado) é afixada na parte frontal dos ônibus.

A fiscalização da Agência Reguladora ocorre por meio de programação e em atendimento às queixas encaminhadas à Ouvidoria. Em caso de superlotação ou qualquer outra irregularidade, os usuários podem procurar a Ouvidoria da Artesp no número 0800 727 83 77.

Compartilhe:

Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

O Rio Garden Mall será palco de um dos eventos mais esperados do ano: o Festival do Chopp, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, reunindo boa música, gastronomia típica e muita animação. A expectativa é atrair cerca de mil pessoas durante o fim de semana. O público...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

Derrota da presidência Na última sessão camarária foi ao plenário um projeto de autoria da Mesa Diretora da Câmara para a reestruturação do quadro de servidores do Legislativo. O presidente Pastor Emerson (PSB) procurou pelos vereadores de forma individual em busca de votos para aprovação da pauta. Contudo, uma forte...
CAPA Após denúncia do Verdadeiro Prefeitura identifica infrator e anuncia multa por descarte ilegal

Prefeitura identifica autor flagrado jogando lixo em estrada rural; infrator será multado

Após a repercussão do vídeo publicado pelo O Verdadeiro em suas redes sociais, que mostra um homem descartando entulho na estrada rural entre o bairro José Ângelo Montagnani e a Água Branca, a Prefeitura de Rio das Pedras identificou o responsável pelo descarte irregular. Segundo informações da Secretaria da Saúde,...