STF tem três votos para liberar retorno da contribuição sindical

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar um recurso para analisar a legalidade da extinção da obrigatoriedade da contribuição sindical, aprovada pelo Congresso na reforma trabalhista de 2017.

O caso é analisado no plenário virtual da Corte desde sexta-feira (14). Até o momento, os ministros Gilmar Mendes, relator, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia se manifestaram favoravelmente ao retorno do imposto sindical.

Mendes mudou seu entendimento em relação ao julgamento da questão em 2018, quando o Supremo manteve  o fim do imposto. Agora, os ministros julgam um recurso dos sindicatos envolvidos no processo.

Em seu voto, o ministro disse que as circunstâncias mudaram e a falta da contribuição impactou a principal fonte de custeio dos sindicatos.

“Havendo real perigo de enfraquecimento do sistema sindical como um todo, entendo que a mudança de tais premissas e a realidade fática constatada a partir de tais alterações normativas acabam por demonstrar a necessidade de evolução do entendimento anteriormente firmado por esta Corte sobre a matéria, de forma a alinhá-lo com os ditames da Constituição Federal”, afirmou Mendes.

Desde a reforma, o desconto de um dia de trabalho por ano em favor do sindicato da categoria passou a ser opcional, mediante autorização prévia do trabalhador.

Se a maioria do STF aprovar a volta do imposto, passará a prevalecer a seguinte tese sobre a questão.

“É constitucional a instituição, por acordo ou convenção coletivos, de contribuições assistenciais a serem impostas a todos os empregados da categoria, ainda que não sindicalizados, desde que assegurado o direito de oposição”.

Pedido de vistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta sexta-feira (21) vista [mais tempo para examinar a matéria] do processo no qual a Corte pode validar o retorno da cobrança do imposto sindical. Com a decisão, não há prazo definido para o tema voltar a ser discutido pelos ministros.

Desconto

Desde a reforma, o desconto de um dia de trabalho por ano em favor do sindicato da categoria passou a ser opcional, mediante autorização prévia do trabalhador.

Se a maioria do STF aprovar a volta do imposto, acordos e convenções coletivas poderão ser impostas a toda categoria de trabalhadores, inclusive não sindicalizados, desde que seja dada opção de recusa.

O julgamento seria encerrado na segunda-feira (24).

Compartilhe:

Breathtaking sunset in the evening - perfect for wallpapers and backgrounds

Pelo segundo dia consecutivo, Defesa Civil emite alerta severo de baixa umidade do ar

A Defesa Civil do Estado emitiu nesta quinta-feira (11), às 12h23, alerta severo de baixa umidade relativa do ar, com índices abaixo de 12%, por meio do sistema Cell Broadcast, para 511 cidades. O mesmo alerta foi emitido no dia anterior, às 13h16, para 466 municípios paulistas devido a situação...
Matrículas devem ser feitas pelo site www.cotip.com.br/matriculas. Foto: Reinaldo Diniz

Cotip inicia processo de matrículas para ensino médio e cursos técnicos

O Colégio Cotip (Ensino Médio e Técnico), mantido pela Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026. A instituição oferece ensino médio nas modalidades tradicional ou concomitante a cursos técnicos, além da possibilidade de cursar apenas a formação técnica. As opções incluem Mecatrônica, Informática, Edificações, Eletroeletrônica, Finanças,...
Engenho Central recebe o 13º Encontro Nordestino de Piracicaba de sexta a domingo

Engenho Central recebe o 13º Encontro Nordestino de Piracicaba de sexta a domingo

O Engenho Central recebe de sexta a domingo, 12 a 14/09, o 13º Encontro Nordestino de Piracicaba, festival gastronômico e cultural que celebra a diversidade do Nordeste. O evento é realizado pelo CTN (Centro de Tradições Nordestinas de Piracicaba), em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria...