Câmara rejeita requerimento de informações sobre horas extras

Os vereadores da Câmara de Rio das Pedras receberam carta anônima denunciando o possível pagamento de horas extras e diárias para motoristas sem que o serviço fosse prestado. A correspondência chegou pelo Correio sem remetente identificado e endereço inexistente. A denúncia também aponta para um possível desvio de combustível e perseguição a funcionários.

“O roubo de combustível (ocorreu) no ano de 2021 até meados de 2022. (…) Outro rombo no cofre público foi na oficina mecânica. As perseguições sobre funcionários começaram assim que o atual prefeito tomou posse”, diz trecho da carta, que alerta: “espero que os vereadores não sejam cumplices”.

A vereadora Vanessa Botam apresentou um requerimento questionando os procedimentos de pagamento de horas extras e diárias, abastecimento dos veículos da frota municipal e manutenção dos veículos. “Tenho o dever de fiscalizar o dinheiro dos impostos pagos pelo cidadão rio-pedrense, por isso fiz o requerimento. Os questionamentos não são contra motoristas ou pagamento de diárias e horas extras. Se é feito, é porque o município precisa por falta de disponibilizar serviços em nossa cidade como procedimentos médicos. Sou contra o pagamento de horas extras não realizadas. Tudo que busquei com o requerimento são informações dos procedimentos da Prefeitura”, explica Botam.

Ao se posicionar sobre o requerimento, o presidente da Câmara Bé Cecote afirmou que não aceita denúncia anônima: “anônima eu nunca aceitei e nunca vou aceitar na minha vida. Se a pessoa não tiver coragem de dar o nome aqui, nenhum vereador deveria aceitar”, disse ao confirmar que rasgou a correspondência recebida. Joaquim Afonso também afirmou que denúncia anônima não tem validade, rasgou a correspondência e jogou no plenário.

O vereador Nabuco ressaltou que, independente de denúncia, fazer requerimento faz parte do papel de vereador. “Como eu sei que as respostas chegarão sem nenhuma irregularidade, o meu voto é sim ao requerimento”, se posicionou.

Ainda sem concordar com o requerimento, Bé Cecote disse que fazer questionamentos ao prefeito é uma forma de prejudicar a administração municipal. “Requerimento é o que faz para complicar o prefeito, para dar trabalho. O primeiro mandato que fui eleito junto com o Vitorinho (ex-prefeito) e o prefeito (eleito) era o Marquinho, eu era contra, colocava 20 requerimentos por dia, só para encher o saco dele”, declarou.

O requerimento foi rejeitado por seis votos contra (Edison Marconato, professor Geraldo, Joaquim Afonso, Nivaldo do Depósito, Zé do Paulo e Max Prestes) e dois votos favoráveis (Nabuco e Vanessa Botam).

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Novela do material escolar É verdade que boa parte do público brasileiro gosta de novela — mas algumas tramas não geram emoção, apenas preocupação. A compra dos kits de material escolar, por exemplo, ganhará mais um capítulo no dia 11 de dezembro, quando a Prefeitura de Rio das Pedras realizará...
Leandro Penatti solicitou novo veículo para atender aos alunos do CEAD. Foto: Alex Calmon

Deputado Federal João Cury destina R$ 150 mil para a saúde e segue empenhado por Rio das Pedras

O deputado federal João Cury Neto (MDB) está empenhado em colaborar com melhorias para Rio das Pedras. Por meio de uma relação de amizade com o vereador Leandro Penatti (PL), os dois políticos têm conversado e alinhado a viabilização de recursos para a cidade. Após uma reunião realizada em Botucatu,...
Entre Linhas e Xilos oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

Entre Linhas e Xilos: oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

A antiga Estação Ferroviária da Rua Torta, um dos espaços mais emblemáticos de Rio das Pedras, será tomada pela arte popular no sábado (6). Das 9h às 16h, o local recebe a oficina “Entre Linhas e Xilos – Os Encantos do Cordel”, iniciativa cultural contemplada pela Lei Aldir Blanc que...