Câmara realiza sua primeira sessão ordinária com tradução em libras

A Câmara Municipal de Rio das Pedras realizou nesta segunda-feira (6) a primeira sessão ordinária de 2023. A principal novidade é a presença da tradutora e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Esta, entre outras iniciativas, busca ampliar as ações de inclusão e acessibilidade da Câmara. Essa também foi a primeira reunião sob a presidência de Bé Cecote.

Os vereadores apresentaram 41 indicações, uma moção de pesar, dois requerimentos, dois projetos de resolução, além de quatro Projetos de Lei – sendo dois do Executivo e dois do Legislativo.

O Projeto de Lei apresentado pelo vereador Nabuco altera a Lei n. 3.113, que estabelece prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados às pessoas acometidas de Fibromialgia, incluindo, no atendimento prioritário, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O outro, de autoria dos vereadores Edison Marconato, Professor Geraldo, Nabuco, Joaquim Afonso, Nivaldo do Depósito, Zé do Paulo, Max Prestes e Bé Cecote altera o padrão de vencimentos, criando uma nova categoria para cargo em comissão, no valor mensal de R$ 7,1 mil. Já os Projetos de Resolução, de autoria dos mesmos parlamentares, um altera a nomenclatura do cargo de advogado para procurador legislativo e o outro cria cargos de mais um assessor para cada vereador e a função de coordenador jurídico.

As 41 indicações, de modo geral, dizem respeito a pedidos de: poda de árvores, instalação de redutores de velocidade, manutenção das estradas rurais, asfalto em diversas vias da cidade, reparos em postes e calçadas, entre outros serviços para a manutenção da qualidade de vida aos munícipes de Rio das Pedras.

O vereador Jeandre Deive Roncato apresentou uma Moção de Pesar pelo falecimento de Rodrigo Manrique.
Durante a sessão, alguns vereadores fizeram uso da tribuna: Edison Marconato, Nabuco, Vanessa Botam e Professor Geraldo.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...