AGU pede bloqueio de bens de funcionária do SAAE por suspeita de financiarem transporte para ato em Brasília

A AGU (Advocacia-Geral da União) pediu que a Justiça Federal do Distrito Federal bloqueie os bens de 52 pessoas e sete empresas suspeitas de financiarem o transporte dos envolvidos nas manifestações que resultaram na invasão das sedes dos Três Poderes da República – o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal –, no último domingo (8).

Entre os nomes divulgados, está uma moradora de Piracicaba que é servidora do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Rio das Pedras. Segundo a investigação, ela bancou o ônibus que saiu de Piracicaba para Brasília com 56 passageiros.

Há outros dois financiadores da região de Piracicaba, incluindo um vereador de São Pedro. De acordo com documentos enviados pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) à Justiça, os três pagaram a contratação de ônibus para transporte de manifestantes até a cidade de Brasília.

O bloqueio é solicitado porque, como argumenta a AGU, o grupo teve “papel decisivo no desenrolar fático” dos ataques às sedes dos Poderes da República e, por isso, “devem responder pelos danos causados ao patrimônio público federal e derivados”.
Carlos Eduardo Oliveira é atualmente vereador na Câmara de São Pedro pelo Partido Liberal (PL), conhecido como Du Sorocaba. Segundo os autos do processo da AGU, ele pagou o ônibus que saiu de São Pedro para Brasília com 46 passageiros.

Ele aparece em imagens divulgadas nas redes sociais participando do ato em Brasília. Ele fez uma transmissão ao vivo de cerca de 20 minutos em que aparece andando do lado de fora da Esplanada.

Já uma empresária de Limeira é suspeita de ter financiado o ônibus que saiu da cidade para Brasília com 30 passageiros. Ela está entre os presos no DF.

Ao todo, a AGU pede o bloqueio de R$ 6,5 milhões em bens das 52 pessoas e sete empresas listadas na investigação. Segundo a agência, a quantia bloqueada seria usada para ressarcir o Poder Público pelos danos causados aos prédios – quando houver condenação judicial nesse sentido.

Presos por atos em Brasília
Ao menos cinco pessoas da região de Piracicaba estão entre os presos por atos em Brasília. Os depoimentos foram finalizados na tarde desta quarta-feira (11). A relação foi divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seap-DF), após decisão da Justiça.
Considerando as regiões de Piracicaba e Campinas, já são 16 presos identificados. Ao todo, 1.159 pessoas foram presas e, destas, 684 foram liberadas.

Compartilhe:

Lixo acumulado nas esquinas do Bom Jardim na noite desta terça-feira (6). Foto: Jhony Ferreira

Coleta volta a acumular lixo nas esquinas dos bairros

A coleta de lixo em Rio das Pedras voltou a ser problemas para moradores. Assim como no início de 2023, os coletores de lixo passam nas residências recolhendo sacos de lixo para deixar acumulado no meio da rua. Por muitas vezes, esse acúmulo é feito durante a manhã e o...
Incêndio teria sido causado por uma vela. Perícia investiga caso.

Mãe e filha morrem em incêndio no Bom Retiro

Mãe e filha morreram em um incêndio residencial no bairro Bom Retiro, em Rio das Pedras. A ocorrência, em andamento na manhã desta quarta-feira (7), é na Rua Mário Petrini. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e estiveram no local para o trabalho de rescaldo e investigação dos focos...
Produção da Câmara teve quatro PLs, quatro moções e 27 indicações. Foto: Alex Calmon

Câmara recebe projetos de lei do PPA e LDO de Rio das Pedras

Na sessão ordinária desta segunda-feira (5), os vereadores receberam dois projetos de lei encaminhados pelo Executivo. O primeiro dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) de Rio das Pedras para o período de 2025 a 2029. Já o PL 7/25 trata a respeito da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o...