AGU pede bloqueio de bens de funcionária do SAAE por suspeita de financiarem transporte para ato em Brasília

A AGU (Advocacia-Geral da União) pediu que a Justiça Federal do Distrito Federal bloqueie os bens de 52 pessoas e sete empresas suspeitas de financiarem o transporte dos envolvidos nas manifestações que resultaram na invasão das sedes dos Três Poderes da República – o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal –, no último domingo (8).

Entre os nomes divulgados, está uma moradora de Piracicaba que é servidora do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Rio das Pedras. Segundo a investigação, ela bancou o ônibus que saiu de Piracicaba para Brasília com 56 passageiros.

Há outros dois financiadores da região de Piracicaba, incluindo um vereador de São Pedro. De acordo com documentos enviados pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) à Justiça, os três pagaram a contratação de ônibus para transporte de manifestantes até a cidade de Brasília.

O bloqueio é solicitado porque, como argumenta a AGU, o grupo teve “papel decisivo no desenrolar fático” dos ataques às sedes dos Poderes da República e, por isso, “devem responder pelos danos causados ao patrimônio público federal e derivados”.
Carlos Eduardo Oliveira é atualmente vereador na Câmara de São Pedro pelo Partido Liberal (PL), conhecido como Du Sorocaba. Segundo os autos do processo da AGU, ele pagou o ônibus que saiu de São Pedro para Brasília com 46 passageiros.

Ele aparece em imagens divulgadas nas redes sociais participando do ato em Brasília. Ele fez uma transmissão ao vivo de cerca de 20 minutos em que aparece andando do lado de fora da Esplanada.

Já uma empresária de Limeira é suspeita de ter financiado o ônibus que saiu da cidade para Brasília com 30 passageiros. Ela está entre os presos no DF.

Ao todo, a AGU pede o bloqueio de R$ 6,5 milhões em bens das 52 pessoas e sete empresas listadas na investigação. Segundo a agência, a quantia bloqueada seria usada para ressarcir o Poder Público pelos danos causados aos prédios – quando houver condenação judicial nesse sentido.

Presos por atos em Brasília
Ao menos cinco pessoas da região de Piracicaba estão entre os presos por atos em Brasília. Os depoimentos foram finalizados na tarde desta quarta-feira (11). A relação foi divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seap-DF), após decisão da Justiça.
Considerando as regiões de Piracicaba e Campinas, já são 16 presos identificados. Ao todo, 1.159 pessoas foram presas e, destas, 684 foram liberadas.

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Novela do material escolar É verdade que boa parte do público brasileiro gosta de novela — mas algumas tramas não geram emoção, apenas preocupação. A compra dos kits de material escolar, por exemplo, ganhará mais um capítulo no dia 11 de dezembro, quando a Prefeitura de Rio das Pedras realizará...
Leandro Penatti solicitou novo veículo para atender aos alunos do CEAD. Foto: Alex Calmon

Deputado Federal João Cury destina R$ 150 mil para a saúde e segue empenhado por Rio das Pedras

O deputado federal João Cury Neto (MDB) está empenhado em colaborar com melhorias para Rio das Pedras. Por meio de uma relação de amizade com o vereador Leandro Penatti (PL), os dois políticos têm conversado e alinhado a viabilização de recursos para a cidade. Após uma reunião realizada em Botucatu,...
Entre Linhas e Xilos oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

Entre Linhas e Xilos: oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

A antiga Estação Ferroviária da Rua Torta, um dos espaços mais emblemáticos de Rio das Pedras, será tomada pela arte popular no sábado (6). Das 9h às 16h, o local recebe a oficina “Entre Linhas e Xilos – Os Encantos do Cordel”, iniciativa cultural contemplada pela Lei Aldir Blanc que...