Censo 2022 começa em todo o país

A população brasileira começou a ser recontada, de forma detalhada, nesta segunda-feira (1º). Foi dado início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até o início de novembro, mais de 183 mil recenseadores, devidamente identificados, estarão nas ruas de todos os 5.570 municípios brasileiros. A missão deles é entrevistar um morador de cada domicílio do país. Ao todo, segundo o IBGE, eles visitarão 89 milhões de endereços, sendo residenciais cerca de 75 milhões.

“Não deixaremos ninguém para trás. Mas, para isso, contamos muito com o apoio da cidadã e do cidadão brasileiros”, declarou o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto , que pediu aos para que “recebam o IBGE” em suas casas.

Para facilitar a identificação dos recenseadores em Rio das Pedras, a Prefeitura disponibilizou fotos dos profissionais em sua página do Facebook. A coordenadora da ação em Rio das Pedras reforçou que desacatar, maltratar o recenseador ou mesmo se negar a responder à pesquisa pode ser passível de punição conforme determina a lei.

A última contagem da população brasileira foi realizada entre agosto e novembro de 2010. Naquele ano, os brasileiros formavam um contingente de quase 191 milhões de pessoas. As projeções do IBGE sugerem que esse número aumentou cerca de 13% nos últimos 12 anos, elevando para 215 milhões o número de habitantes no Brasil.

Por lei, o levantamento censitário deve ser realizado no país a cada dez anos e, portanto, deveria ter sido feito em 2020, mas foi adiado para o ano seguinte.

Em 2021, o Censo precisou sofreu novo adiamento, por falta de orçamento. Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal liberou os R$ 2,3 bilhões solicitados pelo IBGE.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa tirar uma fotografia detalhada dos brasileiros, mostrando suas principais caraterísticas socioeconômicas, incluindo idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda e saneamento básico dos domicílios.

Diante da dimensão continental do Brasil e do tamanho de sua população, o Censo realizado pelo IBGE é considerado uma das maiores operações censitárias do mundo e segue recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU), que sugere a todos os países uma série de perguntas que devem ser respondidas pela própria população.

Cimar Azeredo, diretor de pesquisas do IBGE, enfatizou que as informações sobre a população são essenciais para o desenvolvimento de um país. Elas servem de base, por exemplo, para a criação de novos municípios e são indispensáveis para definição de políticas públicas e para realização de investimentos públicos e privados.

Compartilhe:

Paixão de Cristo mais uma vez emociona público01

Lançamento da Paixão de Cristo 2026 será nesta quarta (5), na Câmara

Foto: Del Rodrigues/ Arte: Grupo Teatral Paixão de Cristo de Rio das Pedras O Grupo Teatral Paixão de Cristo de Rio das Pedras fará o lançamento da encenação que revive a vida e paixão de Jesus Cristo para 2026. Este primeiro encontro será realizado na quarta-feira...
Rio das Pedras tem mais de 10 mil endividados

Rio das Pedras tem mais de 10 mil endividados; Serasa faz feirão “Limpa Nome”

Rio das Pedras tem 10.471 endividados segundo o mapeamento apresentado pelo Serasa. O número é 2% maior do que o mesmo período de 2024. O valor médio da dívida por inadimplente em Rio das Pedras é de R$ 5.638,02, o equivalente a quase quatro salários mínimos. O valor total dos...
Vereadores denunciam abandono de veículos e más condições na Garagem Municipal01

Vereadores denunciam abandono de veículos e más condições na Garagem Municipal

Os vereadores Leandro Penatti e Jhony do Depósito estiveram neste sábado (1) na Garagem Municipal, localizada na Avenida José Augusto da Fonseca, entre as ruas Vereador Vitor Pôncio e Professor Manoel da Costa Neves, para verificar denúncias sobre o estado de conservação da frota municipal. O cenário encontrado chamou a...