Vacinação contra gripe é ampliada para toda população

O Estado de São Paulo ampliou a campanha de vacinação contra Influenza a partir desta quarta-feira (22) para toda a população acima de 6 meses de idade. Com término da campanha dos grupos prioritários, as doses remanescentes podem ser aplicadas em pessoas de outras faixas etárias que devem procurar os postos de vacinação.

Em Rio das Pedras, de acordo com a Secretaria da Saúde, a vacinação acontece de segunda à sexta-feira, das 9 às 15 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros São Cristóvão, São Pedro e Luis Massud Coury. As doses da vacina contra a gripe também serão aplicadas durante os mutirões de vacinação contra o Covid-19, que têm acontecido aos sábados, das 8 às 12 horas, na UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa.

A vacina aplicada é a trivalente, 100% produzida pelo Butantan, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

A campanha teve início em março em todo o estado e atingiu 45,1% do público-alvo, com 7,9 milhões de doses aplicadas. Entre as pessoas com mais de 60 anos, a imunização chegou 61,7%. Já entre as crianças, esse índice atingiu apenas 42%.

A cobertura vacinal entre as gestantes é a menor entre os públicos, com apenas 31,5%. O público indígena foi o único que atingiu 100% de cobertura. As pessoas dos grupos inseridos anteriormente na campanha e que ainda não se vacinaram podem comparecer aos postos.

“É muito importante que as pessoas busquem a imunização para evitar casos mais graves e até internações pela gripe”, explica a enfermeira Maria Ligia Bacciotte Ramos Nerger, da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

Neste período do ano, a circulação do vírus torna-se maior e, com isso, cresce a probabilidade das pessoas desenvolverem complicações da doença, como pneumonia, internação e óbito. Neste ano, foram hospitalizadas 1.646 pessoas devido à Influenza.

Para aqueles que foram diagnosticados com Covid-19, a recomendação é que sejam vacinados imediatamente após o término do período do isolamento. Além disso, para as crianças, entre 5 a 11 anos, é necessário um intervalo de 15 dias entre as vacinas destinadas à campanha e contra o coronavírus.

Compartilhe:

CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...
Logo_BastidoresDaPolitica

Os Bastidores da Política

R$ 56 mil no almoço de Natal O fim de ano está chegando, e aquele clima de confraternização toma conta de empresas, famílias e grupos de amigos. Na Prefeitura não é diferente e, se é possível promover reuniões para celebrar o ano que passou, por que não fazê-lo? O Departamento...
Novas regras para tirar a CNH prometem reduzir custos em até 80

Novas regras para tirar a CNH prometem reduzir custos em até 80%

O governo federal anunciou nesta terça-feira (9) um conjunto de mudanças que altera profundamente o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As novas regras, já em vigor em todo o país, prometem simplificar etapas, digitalizar procedimentos e reduzir em até 80% o custo final para quem deseja...