Sindicato tenta reverter suspensão de cartão alimentação a aposentados e pensionistas

O Sindicato dos Servidores Municipais de Rio das Pedras ingressou com amicus curiae em defesa dos servidores aposentados que estão prestes a perder o benefício do vale alimentação em razão da ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo Procurador Geral de Justiça/SP. A ação tem por objeto a expressão ‘aposentados e pensionistas’ constante do caput do art.1º das Leis nº 2.577/09 e nº 3.023/18, do Município de Rio das Pedras ao estender o benefício do vale alimentação aos aposentados e pensionistas, sob a alegação de se tratar de verba de natureza indenizatória destinada a cobrir custos com alimentação, violando assim o princípio da razoabilidade.

O Sindicato, na intervenção do amicus curiae em defesa da categoria, diz o que não é razoável retirar o vale alimentação dos aposentados e pensionistas no período da vida que eles mais precisam de rendas para sustentar a sua família, no momento da vida onde eles não tem mais forças para poder correr atrás de complementar a sua renda.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Orlando Dalfre, destaca que nas razões de defesa dos servidores aposentados foi referida a Constituição Federal em seus artigos 1º, III, o chamado princípio da “dignidade humana” e artigo 230, que determina que o “Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”.

Em defesa dos aposentados também foi utilizado o Estatuto do Idoso que diz que cabe ao “Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação”.

Contudo, a ação de Inconstitucionalidade foi julgada pelo órgão especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo nesta semana e o pedido indeferido.

A diretoria do Sindicato contava com que os desembargadores tivessem sensibilidade em manter o benefício do vale alimentação aos servidores aposentados e seus pensionistas do município por servirem com presteza por anos a comunidade de Rio das Pedras.

A diretoria do Sindicato irá se reunir na próxima terça-feira em busca de encontrar alternativas para minimizar os prejuízos aos aposentados e pensionistas.

Cartão alimentação aos ativos – Os servidores municipais que estão na ativa também enfrentam dificuldades com o cartão alimentação. No dia 25 de maio, a Prefeitura de Rio das Pedras fez a segunda notificação a empresa Sindplus, responsável pelo fornecimento do cartão alimentação aos servidores.

O motivo foi pela diminuição dos estabelecimentos conveniados por falta de pagamento ou reiterados atrasos. Além disso, em outros municípios houve a quebra contratual, o que levou a municipalidade a questionar sobre a “eminência de um possível calote”.

Em resposta, a Sindplus alegou momento de desequilíbrio econômico financeiro para não conseguir manter a rede de estabelecimentos credenciada.

Assim, sugeriu a rescisão amigável do contrato “para que os servidores não sejam prejudicados”.

Nesta semana, os funcionários municipais receberam o valor de R$ 750 referente ao cartão alimentação direto na conta-salário. O decreto do Executivo prevê o que pagamento do vale alimentação para o mês de junho também ocorre por meio da conta-salário.

De forma paralela, está sendo elaborada a licitação para contratação de nova empresa que irá fornecer o cartão alimentação aos servidores públicos municipais.

“Como o contrato da Sindplus é feito também direto com os comerciantes, pedimos que os estabelecimentos que estejam com dificuldades de receber junto a empresa de cartões notifiquem a Prefeitura para que possamos tomar as devidas providências. O presidente da Acirp, Dr. Irineu Cassela, também enviou ofício solicitando explicações da Sindplus. O Município irá fornecer todo suporte para que o comércio local não seja prejudicado”, explicou Marcelo Teles, secretário de Desenvolvimento Econômico, que faz o trabalho conjunto com a secretária de Administração, Thaiza Merloto, para resolver a questão.

Compartilhe:

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

A Guarda Civil Municipal de Rio das Pedras prendeu, na tarde desta terça-feira (25), um homem de 35 anos pelo crime de furto qualificado de telhas galvanizadas na obra da futura Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdelice dos Santos Bastos Trevizam, em construção na Avenida David Miori, no bairro Monsenhor...
Na xícara da esquerda, água da torneira; na direita, água mineral

Moradores do Raul Coury denunciam água com mau cheiro, coloração escura e até insetos

Moradores do bairro Residencial Dr. Raul Coury, em Rio das Pedras, relatam enfrentar desde sexta-feira (14) uma grave alteração na qualidade da água fornecida pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Vídeos e fotos enviados em grupos de WhatsApp mostram água escura e até resíduos de insetos, além de...
Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

O Rio Garden Mall será palco de um dos eventos mais esperados do ano: o Festival do Chopp, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, reunindo boa música, gastronomia típica e muita animação. A expectativa é atrair cerca de mil pessoas durante o fim de semana. O público...