Rogério Nogueira cria PL que proíbe cigarro eletrônico em ambientes coletivos

O Dia Mundial de Combate ao Fumo e Dia Mundial sem Tabaco, celebrados no dia 31 de maio, são datas criadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças – inclusive que podem levar à morte – relacionadas ao fumo.

A questão da Saúde sempre foi muito forte nos mandatos e trabalho do deputado estadual Rogério Nogueira. Por isso, criou o Projeto de Lei nº 791 de 2021, que pede a inclusão do cigarro eletrônico à lei já existente no Estado de São Paulo, que proíbe o fumo em locais coletivos, já que é um dispositivo mais atual, que justifica a alteração.

“A lei é um importante passo em defesa da saúde pública, afinal, com ou sem tabaco, o cigarro eletrônico possui substâncias nocivas. Mas, além da questão da saúde dos fumantes, cuja decisão é individual, também existe a necessidade de se respeitar as pessoas que estão no mesmo ambiente, expostas à fumaça dos dispositivos”, afirmou Rogério Nogueira.

A proposta do deputado estadual está em tramitação na Assembleia Legislativa (Alesp). “Estou certo de que todos, e também nosso governador Rodrigo Garcia, compreenderão sua importância”, completou Nogueira.

Doenças cardiovasculares – Mais moderno que o cigarro convencional, o vape, ou cigarro eletrônico, logo caiu no gosto dos jovens. Já em sua quarta geração no Brasil, o produto tem ganhado cada vez mais espaço nas festas, bares e restaurantes.

O aparelho que prometia segurança se mostrou capaz de levar jovens à morte de maneira muito mais rápida do que o cigarro tradicional. Uma consequência trágica que acontece por conta de partículas ultrafinas geradas pelo equipamento, que conseguem atingir a corrente sanguínea, fazendo o corpo reagir com uma inflamação.

De fato, o cigarro eletrônico contribui para o aumento dos casos das doenças do coração. Em países onde é comum o uso do vape há um crescente aumento de eventos cardiovasculares na população abaixo de 50 anos de idade.

Antes da pandemia de Covid-19, os Estados Unidos registraram 2.800 internações e 68 óbitos de jovens, 70% deles tinham menos de 34 anos de idade. Eles foram diagnosticados com a síndrome Evali (E-cigarette, or Vaping, product use-Associated Lung Injury), doença pulmonar associada ao uso de produtos de cigarro eletrônico.

Hoje sabe-se que a mistura que mais causa Evali é composta por vitamina E, THC (principal componente ativo da maconha) e nicotina. Em 30% dos usuários, a utilização somente da nicotina já foi capaz de causar a doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, já há estudos que indicam que os vapes podem levar substâncias cancerígenas para a bexiga, gerar disfunção endotelial, aumento do risco cardiovascular, além de piorar e desencadear asma brônquica.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...