População volta à Câmara para questionar abastecimento de água

Durante a sessão, fizeram o uso da palavra os vereadores Joaquim Afonso (PSB), Vanessa Botam (PV), Professor Gerado (DEM) e Nabuco (PSDB)

As sessões ordinárias da Câmara de Rio das Pedras voltaram a ocorrer na última segunda-feira (7). Além das 29 indicações, cinco moções de pesar e cinco requerimentos, a reunião foi marcada pela participação de moradores – a maioria os bairros

São Cristóvão e Bom Jesus – que buscavam respostas a respeito do abastecimento de água e obras no reservatório de água do Bom Jesus, mais conhecido como Tanque da Painco.

Durante a sessão, fizeram o uso da palavra os vereadores Joaquim Afonso (PSB), Vanessa Botam (PV), Professor Gerado (DEM) e Nabuco (PSDB). Os parlamentares apresentaram suas proposituras e falaram a respeito de situações que têm incomodado a população como o fornecimento de água. A vereadora Vanessa Botam apresentou requerimento, aprovado por todos os parlamentares, a respeito da água e as obras que ocorrem no Tanque da Painco.

Entre os questionamentos estão se a obra do reservatório foi concluída, o que falta para ser finalizada, o motivo da interrupção dos trabalhos ainda durante o período sem chuva, sobre autorizações e execução de obras em lotes particulares, entre outras perguntas. Ao todo são 17 perguntas que devem ser respondidas em até 30 dias pela Prefeitura.

Finalizada a reunião, o público permaneceu no plenário para questionar aos vereadores a respeito do abastecimento de água. Embora a água esteja chegando durante todos os dias à noite na última semana, o questionamento é a respeito da qualidade da água. Alguns moradores relataram que a água tem chegado com cheiro e cor forte.

Em alguns momentos o clima ficou tenso, com pessoas da plateia pedindo até mesmo a cassação do prefeito pelo não fornecimento de água. Do outro lado, vereadores da base governista, como Bé Cecote, criticavam a postura exaltada.

Ao pedir um motivo para cassar o prefeito, a moradora do São Cristóvão Raquel Pantarota bradou: “não tem água!”. Em resposta, Bé Cecote afirmou: “durante o racionamento do ano passado estava complicado, mas agora tem água desde quinta-feira (3)”, que completou informando que no bairro onde reside (Alvorada) tem água constantemente por ser abastecido por poço artesiano.

Os nervos continuaram à flor da pele até o vereador Nabuco pediu a palavra e passou a explicar alguns dos pontos levantados pelo público presente. Contudo, a falta de medidas efetivas – que são de responsabilidade do Poder Executivo – tirou de vez a paciência dos moradores que se retiraram aos poucos do plenário sem que a solução fosse apontada.

Compartilhe:

WhatsApp Image 2026-01-13 at 10.31.53a

Motorista fica ferido após capotamento na Rodovia do Açúcar, em Rio das Pedras

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rodovia do Açúcar (SP-308), em trecho localizado no território de Rio das Pedras. Segundo informações apuradas, o motorista trabalha para a empresa Mercado Livre e conduzia uma caminhonete Montana branca, partindo...
Del Rodrigues mostrou a história de moradores da Rua Torta.

Documentário “Rua Torta – Memórias e Transformações” emociona público

Na última sexta-feira (9), o Centro Pedagógico de Rio das Pedras recebeu o lançamento do documentário Rua Torta – Memórias e Transformações. O anfiteatro ficou lotado para a exibição do filme, que propõe um olhar sensível sobre a história da Rua Torta e das pessoas que ajudaram a construir a...
CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...