Depósito de entulho é pauta de discussão na Câmara

O entulho despejado na rua que dá acesso ao Jardim Alvorada, na esquina com a rua Cristina Taranto Pariz, foi motivo de indicação e requerimento na primeira sessão ordinária do ano na Câmara de Vereadores. O parlamentar Professor Geraldo solicitou a limpeza da área e instalação de placas indicando a proibição de jogar lixo e entulho.

Já a vereadora Vanessa Botam, por meio de requerimento, pergunta se a Prefeitura autorizou o descarte de lixo e entulho, bem como o que será feito para evitar que o despejo continue sendo feito e sobre o prazo para a limpeza do espaço. A edil anexa em seu questionamento a matrícula do terreno, que é de propriedade do Município.

Entre as dúvidas levantadas por Vanessa Botam está o descarte feito em Área de Preservação Permanente (APP). “A área de descarte de entulho está ocupando também a APP? O que foi feito para preservar a área sob proteção ambiental?”, questionada no requerimento.
Questionada, a Prefeitura informou que não há nenhuma autorização para a área ser usada como local de descarte. “O secretário de Meio Ambiente informou que foi feito o pedido para que a área seja novamente cercada e que sejam intensificadas as rondas da Guarda Civil Municipal para que não voltem a jogar material lá”, informou por meio de nota, com a orientação para que as pessoas que testemunharem o descarte irregular para entrar em contato com a GCM pelo telefone 3493-1550 e denuncie informando a placa do veículo utilizado no descarte.

Contudo, não foi informado se a Prefeitura fará a limpeza da área, muito menos quando o serviço será realizado e para onde o material recolhido será encaminhado.

Não é de hoje – Em novembro do ano passado, o jornal O Verdadeiro noticiou que a área já era utilizada como depósito de entulho e lixo. “Uma rápida olhada no local é possível ver restos de material de construção, armários, sofás, fraldas e lixo doméstico. As pilhas de entulho dão indício de o descarte ser feito por caminhões e caçambas. Contudo, muitas pessoas vão ao local com seu veículo próprio para fazer o descarte, conforme ocorreu enquanto a reportagem do Verdadeiro estava no local”, diz a matéria publicada.

Questionada, a Prefeitura informou que não há nenhuma autorização para a área ser usada como local de descarte

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...