Depósito de entulho é pauta de discussão na Câmara

O entulho despejado na rua que dá acesso ao Jardim Alvorada, na esquina com a rua Cristina Taranto Pariz, foi motivo de indicação e requerimento na primeira sessão ordinária do ano na Câmara de Vereadores. O parlamentar Professor Geraldo solicitou a limpeza da área e instalação de placas indicando a proibição de jogar lixo e entulho.

Já a vereadora Vanessa Botam, por meio de requerimento, pergunta se a Prefeitura autorizou o descarte de lixo e entulho, bem como o que será feito para evitar que o despejo continue sendo feito e sobre o prazo para a limpeza do espaço. A edil anexa em seu questionamento a matrícula do terreno, que é de propriedade do Município.

Entre as dúvidas levantadas por Vanessa Botam está o descarte feito em Área de Preservação Permanente (APP). “A área de descarte de entulho está ocupando também a APP? O que foi feito para preservar a área sob proteção ambiental?”, questionada no requerimento.
Questionada, a Prefeitura informou que não há nenhuma autorização para a área ser usada como local de descarte. “O secretário de Meio Ambiente informou que foi feito o pedido para que a área seja novamente cercada e que sejam intensificadas as rondas da Guarda Civil Municipal para que não voltem a jogar material lá”, informou por meio de nota, com a orientação para que as pessoas que testemunharem o descarte irregular para entrar em contato com a GCM pelo telefone 3493-1550 e denuncie informando a placa do veículo utilizado no descarte.

Contudo, não foi informado se a Prefeitura fará a limpeza da área, muito menos quando o serviço será realizado e para onde o material recolhido será encaminhado.

Não é de hoje – Em novembro do ano passado, o jornal O Verdadeiro noticiou que a área já era utilizada como depósito de entulho e lixo. “Uma rápida olhada no local é possível ver restos de material de construção, armários, sofás, fraldas e lixo doméstico. As pilhas de entulho dão indício de o descarte ser feito por caminhões e caçambas. Contudo, muitas pessoas vão ao local com seu veículo próprio para fazer o descarte, conforme ocorreu enquanto a reportagem do Verdadeiro estava no local”, diz a matéria publicada.

Questionada, a Prefeitura informou que não há nenhuma autorização para a área ser usada como local de descarte

Compartilhe:

WhatsApp Image 2026-01-13 at 10.31.53a

Motorista fica ferido após capotamento na Rodovia do Açúcar, em Rio das Pedras

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rodovia do Açúcar (SP-308), em trecho localizado no território de Rio das Pedras. Segundo informações apuradas, o motorista trabalha para a empresa Mercado Livre e conduzia uma caminhonete Montana branca, partindo...
Del Rodrigues mostrou a história de moradores da Rua Torta.

Documentário “Rua Torta – Memórias e Transformações” emociona público

Na última sexta-feira (9), o Centro Pedagógico de Rio das Pedras recebeu o lançamento do documentário Rua Torta – Memórias e Transformações. O anfiteatro ficou lotado para a exibição do filme, que propõe um olhar sensível sobre a história da Rua Torta e das pessoas que ajudaram a construir a...
CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...