Primeiro lote de vacinas para crianças deve chegar à SP nesta sexta (14)

O Brasil recebeu, na madrugada desta quinta-feira (13), às 4h38, o primeiro lote da vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. A remessa com 1.248.000 doses desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
O imunizante, que saiu de Amsterdam, na Holanda, foi descarregado em Viracopos com auxílio da Receita Federal e da Polícia Federal e seguiu, em caminhão, para o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), às 8h18. Agora, as doses serão distribuídas para os estados. Para São Paulo, a previsão é que cerca de 20% das vacinas desse primeiro lote, com cerca de 248 mil doses, para início da campanha estadual de imunização infantil seja entregue até sexta-feira (14), por via terrestre.

Pré-Cadastro – O Governo de SP disponibilizou o pré-cadastro para vacinação do público infantil, na faixa etária de 5 a 11 anos, contra Covid-19. Pais e responsáveis podem realizar o cadastramento no site “Vacina Já”. A estimativa é de que 4,3 milhões de crianças comecem a ser vacinadas assim que as doses forem liberadas pelo Ministério da Saúde.
“Temos 4,3 milhões de crianças nessa faixa etária para serem atendidas pelo programa estadual de imunização. Já imprimimos e distribuímos 4,5 milhões de carteirinhas de vacinação para esse público. Além disso, preparamos e treinamos os profissionais que farão a logística dos mais de 5 mil pontos de vacinação, além de 268 escolas públicas estaduais que também estarão presentes na imunização de crianças entre 5 e 11 anos”, disse o Governador João Doria.
O pré-cadastro é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o site www.vacinaja.sp.gov.br, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.
Caso não consigam realizar o pré-cadastro, os pais não precisam se preocupar, pois a vacinação também será feita mesmo sem ele, com realização do cadastro completo presencialmente na unidade de vacinação. A prioridade da imunização será para crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência, conforme tabela:

“Estamos prontos para iniciar a campanha de vacinação do público infantil desde o dia 16 de dezembro. Toda logística está organizada, as carteirinhas, seringas e outros materiais já foram distribuídos para início da imunização de crianças entre 5 e 11 anos, com prioridade para as crianças com comorbidades. Aguardamos o envio do Ministério da Saúde para 24 horas depois distribuirmos as doses dos imunizantes”, afirmou a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

Plano de vacinação
A expectativa do Governo de SP é vacinar as 4,3 milhões de crianças com idades entre 5 e 11 anos no período de três semanas. A capacidade da vacinação infantil em São Paulo é de cerca de 250 mil crianças por dia, além dos jovens e adultos que já vêm sendo imunizados nos 645 municípios contra a Covid-19.
Há 5,2 mil locais de vacinação disponíveis em todo o estado, número que deverá ser ampliado com postos volantes em escolas da rede estadual. A Secretaria de Estado da Saúde também já adquiriu 9 milhões de seringas e agulhas que serão usadas na vacinação infantil. O Estado também iniciou a distribuição de 4,5 milhões de cartões de vacinação específicos para o público com idade entre 5 e 11 anos.
De acordo com a atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde, o intervalo entre as duas doses deve ser de oito semanas. Os pais devem estar presentes na imunização dos filhos e se isso não for possível, a aplicação deve ser autorizada em termo de consentimento assinado por eles.
Segundo o ministério, as doses serão distribuídas de forma proporcional aos estados e ao Distrito Federal, de acordo com a população-alvo. As doses começam a ir para os estados nesta sexta-feira (14). Até o início da próxima semana, as entregas do primeiro lote de 1,2 milhão de doses, que chegou na madrugada de quinta-feira (13) ao Brasil, devem estar concluídas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, no início do mês, uma série de recomendações sobre a vacinação infantil. A agência sugere que a imunização ocorra em sala separada da de adultos e que a vacina não seja administrada no mesmo período de outras do calendário. Por precaução, é recomendado intervalo de 15 dias.
A Anvisa também recomenda que seja evitada a vacinação de crianças no esquema drive-thru (dentro do carro); que elas fiquem em observação no local por 20 minutos após receber a dose; e que os profissionais de saúde informem os pais sobre possíveis efeitos adversos do imunizante, como dor, inchaço no local da aplicação e febre.

Compartilhe:

Curso Técnico de Contabilidade conclui semana pedagógica com visita a escritório07

Curso Técnico de Contabilidade conclui semana pedagógica com visita a Audtec

Os alunos do curso técnico de contabilidade da Escola Municipal Contador Waldomiro Domingos Justolim (Escola do Comércio) tiveram um período intenso para aprender de forma prática os ensinamentos transmitidos das aulas. A semana pedagógica, que teve início no dia 16 de setembro, foi concluída com uma visita escritório de contabilidade...
Polícia Militar prende dois homens por tráfico de drogas01

Polícia Militar prende dois homens por tráfico de drogas, posse irregular de armas e falsificação de bebidas em Rio das Pedras e Saltinho

Uma operação da Força Tática da Polícia Militar resultou, na noite desta quarta-feira (9), na prisão de dois homens suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, posse irregular de armas de fogo, falsificação de bebidas alcoólicas e jogos de azar. As ações ocorreram simultaneamente em Rio das Pedras e Saltinho....
Exprefeito Marrano completa 80 anos e comemora com familiares

Ex-prefeito Marrano completa 80 anos e comemora com familiares

Cerca de um mês após o fim da 2ª Guerra Mundial, em 1945, nascia Francisco Eduardo Marrano, justamente no dia de São Francisco de Assis, 4 de outubro. Coincidentemente seu avô materno se chamava Francisco (Taranto). Desta forma, os pais não tiveram dúvida e o batizaram de Francisco. Seu nome...