Prefeitura instala tubulação para nova captação de água

Em busca de alternativas para captar água e abastecer Rio das Pedras, a Prefeitura – por meio do SAAE – convocou funcionários, incluindo prefeito, secretários, diretores, comissionados e outros voluntários para um mutirão com o propósito de instalar 11 quilômetros de tubulação entre a Fazenda Montebelo e o reservatório de água da Fazenda Viegas. A montagem está sendo feita por funcionários do SAAE.

A ação teve início no domingo (10) e seguiu durante o feriado prolongado. Os voluntários ajudaram a carregar 1.850 peças de tubos da sede operacional do SAAE em caminhões até a segunda represa da Montebelo. A tubulação, que estava na Fazenda Capuava (Saltinho), foi emprestada pela empresa Raízen, do grupo Cosan, que também disponibilizou duas motobombas, e o transporte feito por caminhões cedidos pelo empresário Kiko Merloto.

A expectativa da Prefeitura é transpor 20 mil litros de água por hora nesta segunda captação do Montebelo, atingindo a mesma quantidade obtida na primeira transposição.

De acordo com a administração municipal, todo o sistema de encanamento, junções e bombas cedidas à prefeitura pelo Grupo Raizen/ Cosan teria o custo de R$ 300 mil por mês em locação. Outra economia obtiva foi com os caminhões cedidos pelo empresário Kiko Merloto, que também disponibilizou 13 funcionários para auxiliar no carregamento e descarregamento dos equipamentos durante dois dias.

“Parte da tubulação já está entre a Montebelo e o Viegas, e as motobombas estão na garagem. Esses equipamentos ajudarão a buscar água bruta até represas distantes e trazermos para tratamento”, contou o prefeito Marcos Buzetto, que enalteceu o auxílio prestado pela Raízen/ Cosan. “Em nome da população de Rio das Pedras, agradeço aos diretores da Raízen e Cosan que atenderam ao chamado de nossa cidade, que está precisando de ajuda neste momento”, completou.

Mesmo com a transposição de água de mais um reservatório, a situação do abastecimento de água segue crítica. De acordo com a Prefeitura, as represas estão praticamente secas e o lençol freático em níveis tão baixos que alguns poços artesianos deixaram de produzir água, enquanto que os que se mantém fornecem apenas 30% de sua capacidade. “O momento é muito crítico, algo destacado pelo ARES-PCJ, ao ponto que, acabando o fornecimento nas 12 horas, nas outras 36 horas estamos correndo para buscar água e poder fornecer mais 12 horas. Chega dia que achamos que não vamos conseguir água para fornecer durante o período previsto. Se a chuva não vier para aumentar a vazão de nosso lençol freático e as represas não se recuperarem, em breve poderemos ter falta de água total. Por isso é importante não desperdiçar o pouco que temos de água”, finalizou Marcos Buzeto.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...