Ampliação de racionamento provoca busca recipientes para armazenar água

Procura por recipientes para armazenar água foi grande neste sábado (25).

Pela quarta vez neste ano, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) irá ampliar o período de racionamento de água em Rio das Pedras. A partir de segunda-feira (27), o fornecimento acontecerá durante 12 horas, com interrupção nas 24 horas seguintes. De acordo com informações do setor de engenharia da autarquia, a água será fornecida na segunda-feira no período das 18 às 6 horas de terça-feira, com interrupção até às 6 horas de quarta-feira, quando deverá haver água em todos os bairros até às 18 horas.

Horário de racionamento durante a primeira semana.

O anúncio da ampliação do período sem água provocou uma grande corrida às lojas de departamento em busca de baldes, tambores, lixeiras e qualquer recipiente que possa armazenar água para uso durante o racionamento. “No começo do ano, com o início do racionamento, a procura por baldes e lixeiras fechadas que podem armazenar água foi grande. Chegamos a ter problemas com fornecedores para repor o estoque. Porém, as vendas haviam normalizado. Ontem, no final da tarde, a procura aumentou de novo com o carro de som anunciando a nova ampliação do racionamento”, contou Aline Rosada, da Lojas Nacional, que viu os tambores de grande capacidade de armazenamento serem vendidos de forma rápida.

Procura por recipientes para armazenar água foi grande neste sábado (25).

Os moradores também precisam adaptar a rotina aos horários de fornecimento de água. Clarice Rodrigues Barbosa não tem caixa d’água em sua casa e precisa correr para encher baldes, pias e máquina de lavar: “até essa semana era preciso esperar chegar a água da rua para tomar banho. Agora teremos que voltar no passado e tomar banho de canequinha. Para lavar louça e cozinhar tem que ser com o que está nos baldes”, afirmou a moradora do bairro Luiz Massud Coury, que gostaria de instalar reservatório de água em sua casa, mas o alto preço impede a execução da obra no momento.

A administração do SAAE informou que não haverá rodízio entre os bairros, uma vez que a forma de distribuição da água não permite tal manobra. A Prefeitura informou ainda que finalizou nesta semana uma obra de cinco quilômetros de tubulação para captar água da Fazenda Monte Belo e transpor para a represa São José Viegas.

Retorno da água às 21h de sábado – Antes mesmo do novo período de racionamento, o fornecimento de água está prejudicado já neste sábado (25) e não segue o racionamento previsto inicialmente. Um carro de som tem percorrido os bairros alertando que a distribuição de água será retomada apenas a partir das 21 horas porque as captações de água estão secas.

Nível do reservatório da Fazenda Nova Java está muito baixo. (Foto: Juliano Amaral)

Racionamento desde abril – O racionamento teve início no dia 4 de abril, inicialmente com o fornecimento de água interrompido entre 12h e 18h. No final de julho o período sem água passou para 8 horas diárias. No dia 13 de agosto esse tempo foi ampliado em mais duas horas e, apenas sete dias depois, passou a ser 13 horas de torneiras secas.

Compartilhe:

Arquivo/Agência Brasil

Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 445% ao ano

As taxas médias de juros cobrados pelos bancos subiram para famílias e empresas em março, tanto no crédito livre quanto nas concessões de empréstimos direcionados. Nas operações de crédito livre para pessoas físicas, o destaque foi o avanço de 2,5 pontos percentuais (pp) na taxa média do cartão de crédito...
freepik__a-highcontrast-journalistic-photo-of-an-automotive__49339

Governo vê com simpatia redução de jornada de trabalho, diz ministro

Ao comentar o encontro com centrais sindicais nessa terça-feira (29), no Palácio do Planalto, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que o governo federal vê com simpatia a proposta de redução de jornada máxima de 44 horas para 40 horas semanais. “Esse é um debate extremamente importante....
Rio das Pedras receberá carretas de qualificação profissional do Estado

Rio das Pedras receberá carretas de qualificação profissional do Estado

Rio das Pedras e outras oito cidades da região receberão o projeto Carretas Itinerantes de Qualificação Profissional, do Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo. Apresentado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, o programa levará cursos gratuitos de capacitação profissional para todas as regiões do...