Educação alcança melhor nota desde criação do IDEB

A educação da Rede Municipal de Ensino de Rio das Pedras recebeu a maior nota já conquistada pelo município desde a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O Ensino Fundamental 1, que reúne turmas do primeiro ao quinto ano, recebeu a nota 6.5 em 2019 – divulgada na segunda quinzena de setembro. A nota supera também a meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC), que era de 6.3.

Na avaliação anterior, feita em 2017, a nota alcançada foi de 6.2, também acima da meta do MEC. Em 2015 a realidade era outra: a nota foi de 5.7, quando a meta era de 5.8. “Isso mostra a evolução que conquistamos em nossa Rede Municipal de Ensino. Para uma educação que não tinha o básico, que não tinha nem mesmo papel para cópias ou realização do processo seletivo para contratação de professores, melhoramos consideravelmente a avaliação do nosso sistema de ensino. Agradecemos pelo empenho dos professores, que estabeleceram nosso próprio sistema de ensino, planejando as aulas com todo carinho e dedicação”, destacou João Francisco Righe, secretário da Educação.

A escola que recebeu maior nota é a E. M. Barão de Serra Negra, que alcançou 7.4. A evolução acompanha a alcançada por todo o município. Em 2017 a nota foi de 7.0, enquanto que em 2015 a nota ficou em 6.5. O crescimento da E. M. Prof.ª Claudete Aparecida Guidolim Nicolai também chamou a atenção. Na última avaliação a nota foi de 7.1 e 6.4 em 2017. Já no IDEB de 2015, a nota de 5.4 ficou abaixo da meta estabelecida pelo MEC.

Já no Ensino Fundamental 2, com turmas até o 9º ano, a evolução apresenta momento de reconstrução. Ainda que abaixo da meta do MEC, a nota é a maior já alcançada por Rio das Pedras. Em 2009 a nota chegou a 5.1, caiu para 4.7 em 2011, se recuperou em 0.2 em 2013, mas despencou para 4.3 em 2015. Em 2017 subiu para 5.0 e voltou para 5.1 em 2019. O maior salto de qualidade ocorreu na E. M. Prof.ª Ignez Brioschi Rubim, que estava com nota 2.6 em 2015 e chegou a 5.1 em 2019.

“Temos campo para crescer e progredir na educação de Rio das Pedras. Reestruturamos a qualidade de ensino e alcançamos as notas mais altas da história da cidade. Tenho certeza de que estamos no caminho certo para promover qualidade de ensino para todos os estudantes”, concluiu Righe.

Compartilhe:

Arquivo/Agência Brasil

Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 445% ao ano

As taxas médias de juros cobrados pelos bancos subiram para famílias e empresas em março, tanto no crédito livre quanto nas concessões de empréstimos direcionados. Nas operações de crédito livre para pessoas físicas, o destaque foi o avanço de 2,5 pontos percentuais (pp) na taxa média do cartão de crédito...
freepik__a-highcontrast-journalistic-photo-of-an-automotive__49339

Governo vê com simpatia redução de jornada de trabalho, diz ministro

Ao comentar o encontro com centrais sindicais nessa terça-feira (29), no Palácio do Planalto, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que o governo federal vê com simpatia a proposta de redução de jornada máxima de 44 horas para 40 horas semanais. “Esse é um debate extremamente importante....
Rio das Pedras receberá carretas de qualificação profissional do Estado

Rio das Pedras receberá carretas de qualificação profissional do Estado

Rio das Pedras e outras oito cidades da região receberão o projeto Carretas Itinerantes de Qualificação Profissional, do Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo. Apresentado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, o programa levará cursos gratuitos de capacitação profissional para todas as regiões do...