Prefeitura retoma manutenção do piso da passarela Pênsil

A Prefeitura retomou, na semana passada, os serviços de troca de tábuas da passarela Pênsil, que haviam sido paralisados por conta da pandemia. A previsão é que a conclusão ocorra em até 10 dias, dependendo das condições climáticas. A estrutura ficará fechada para o público das 7h às 17h, até a finalização, para segurança dos frequentadores.

Além das pranchas de madeira tratada, também são usados parafusos especiais. A estrutura da passarela é formada por duas camadas de tábuas de 3 cm cada, uma sobre a outra. Cerca de 150 tábuas que ficam na parte de cima e são mais castigadas pelo sol e pela chuva serão substituídas. Todo o trabalho é executado com mão de obra própria da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

HISTÓRICO – A passarela Pênsil José Dias Nunes (Tião Carreiro) passou por reforma completa e foi entregue à população em 1/07/2014. Os trabalhos foram executados pela empresa Bema Engenharia, Secretaria Municipal de Obras (Semob) em parceria com o Laboratório de Madeiras da USP de São Carlos. Para recuperar a ponte mantendo sua estrutura, foram feitas peças especiais de reforço, preservando as características da construção e garantindo maior durabilidade a passarela. Foram trocados 3.480 parafusos à época.
A restauração contou com a construção de estrutura de proteção da ancoragem dos cabos na extremidade da avenida, semelhante à existente no lado do Engenho, tratamento contra ferrugem e pintura das torres metálicas, recuperação e pintura do guarda-corpo, manutenção dos quatro pilares de concreto dispostos no acesso da avenida, substituição de algumas peças de treliças e troca das duas camadas do tabuleiro de madeira.

A passarela Pênsil foi inaugurada em 15 de dezembro de 1992. Ela tem 103 metros de extensão (de uma ponta a outra) e 78 metros de vão suspenso. Sua estrutura é sustentada por cabos de aço e madeiramento. É considerada uma obra de arte da engenharia, cujo projeto inicial foi inspirado no modelo de duas importantes e famosas pontes norte-americana: a Brooklin Bridge de Nova York (NY) e a Golden Gate, de San Francisco (CA), fato que justifica o seu formato.

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