Prefeitura retoma manutenção do piso da passarela Pênsil

A Prefeitura retomou, na semana passada, os serviços de troca de tábuas da passarela Pênsil, que haviam sido paralisados por conta da pandemia. A previsão é que a conclusão ocorra em até 10 dias, dependendo das condições climáticas. A estrutura ficará fechada para o público das 7h às 17h, até a finalização, para segurança dos frequentadores.

Além das pranchas de madeira tratada, também são usados parafusos especiais. A estrutura da passarela é formada por duas camadas de tábuas de 3 cm cada, uma sobre a outra. Cerca de 150 tábuas que ficam na parte de cima e são mais castigadas pelo sol e pela chuva serão substituídas. Todo o trabalho é executado com mão de obra própria da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

HISTÓRICO – A passarela Pênsil José Dias Nunes (Tião Carreiro) passou por reforma completa e foi entregue à população em 1/07/2014. Os trabalhos foram executados pela empresa Bema Engenharia, Secretaria Municipal de Obras (Semob) em parceria com o Laboratório de Madeiras da USP de São Carlos. Para recuperar a ponte mantendo sua estrutura, foram feitas peças especiais de reforço, preservando as características da construção e garantindo maior durabilidade a passarela. Foram trocados 3.480 parafusos à época.
A restauração contou com a construção de estrutura de proteção da ancoragem dos cabos na extremidade da avenida, semelhante à existente no lado do Engenho, tratamento contra ferrugem e pintura das torres metálicas, recuperação e pintura do guarda-corpo, manutenção dos quatro pilares de concreto dispostos no acesso da avenida, substituição de algumas peças de treliças e troca das duas camadas do tabuleiro de madeira.

A passarela Pênsil foi inaugurada em 15 de dezembro de 1992. Ela tem 103 metros de extensão (de uma ponta a outra) e 78 metros de vão suspenso. Sua estrutura é sustentada por cabos de aço e madeiramento. É considerada uma obra de arte da engenharia, cujo projeto inicial foi inspirado no modelo de duas importantes e famosas pontes norte-americana: a Brooklin Bridge de Nova York (NY) e a Golden Gate, de San Francisco (CA), fato que justifica o seu formato.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...