Guarda Civil Municipal recebe decibelímetro para fiscalizar abusos de som

Com o objetivo de impedir excessos sonoros e a perturbação do sossego, a Prefeitura de Rio das Pedras adquiriu dois decibilímetros. O equipamento será utilizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) para casos de denúncias de abusos de som, seja em eventos, festas ou até mesmo em estabelecimentos comerciais. É a primeira vez que a corporação recebe este tipo de equipamento para fiscalização.

O decibelímetro é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, e, consequentemente, da intensidade, do som, já que o nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro, quando ponderada.

“Quando havia denúncias de excesso do volume de som, a autuação dependia do bom senso do guarda que fosse averiguar. Com esses equipamentos, poderemos atender às reclamações da população sobre veículos com som alto, estabelecimentos e eventos que tenham música alta, por exemplo”, conta Thiago Trevisan, comandante da GCM.

No caso de veículos com equipamento de som a serem utilizados em campanhas institucionais, manifestações, festas, reuniões ou eventos esportivos, estes deverão ser previamente autorizados, como já acontece atualmente.

A fiscalização e autuação começarão a ser efetuadas a partir de 1º de setembro. Até lá, os guardas civis serão treinados por órgão de fiscalização para operar os equipamentos e registrar as ocorrências. A fiscalização da GCM inicialmente irá checar a reclamação e notificar sobre a legislação e multa, recebendo uma advertência verbal. Caso exista reincidência, a Guarda Civil irá aplicar multa e tomar as medidas cabíveis.

O Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS), também chamado de decibelímetro, é um equipamento capaz de realizar medições entre 30 dB até 130 dB (decibéis). O microfone é peça vital no circuito, sendo sua função a de transformar um sinal de pressão mecânica em um sinal elétrico. Quanto maior a indicação, mais alto é o volume sonoro averiguado.

Para denunciar o abusar de som e perturbação de sossego, o cidadão rio-pedrense pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelos telefones 3493-1550 ou 193.

Comandante da GCM mostra aparelho que será utilizado em operações
No início, pessoas que forem flagradas com excesso de som serão notificadas. No caso de reincidência a multa será aplicada

Compartilhe:

caranava-coca-cola1

Caravana de Natal da Coca-Cola chega a Piracicaba e região com caminhões iluminados; veja trajeto e horários

A tradicional Caravana de Natal da Coca-Cola promete encantar o público de Piracicaba, Limeira e Cosmópolis na próxima terça-feira (18), e segue para Santa Bárbara d’Oeste na quarta-feira (19). Em Piracicaba, o desfile natalino tem início previsto na Avenida Prof. Alberto Vollet Sachs, nº 2030 (Supermercado Coop), encerrando o percurso...
Vereador Edison Marconato solicita reabertura da Rua Lázaro de Almeida01

Vereador Edison Marconato solicita reabertura da Rua Lázaro de Almeida

O vereador Edison Marconato apresentou na Câmara Municipal de Rio das Pedras a Indicação nº 1179/2025, na qual solicita ao prefeito Marcos Buzetto a revogação parcial da Lei nº 1.854, de 1996, que havia doado parte da Rua Lázaro de Almeida para a empresa Arcor do Brasil. A proposta visa...
Atletas de Rio das Pedras se destacam na Corrida do Alvinegro em Piracicaba01

Atletas de Rio das Pedras se destacam na Corrida do Alvinegro em Piracicaba

Os corredores de Rio das Pedras brilharam na 11ª edição da Corrida São Vicente do Alvinegro, realizada neste domingo (9) em Piracicaba. O evento, que reuniu cerca de 5 mil atletas de toda a região, consagrou vários rio-pedrenses entre os melhores colocados nas provas de 5 km, 10 km e...