Guarda Civil Municipal recebe decibelímetro para fiscalizar abusos de som

Com o objetivo de impedir excessos sonoros e a perturbação do sossego, a Prefeitura de Rio das Pedras adquiriu dois decibilímetros. O equipamento será utilizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) para casos de denúncias de abusos de som, seja em eventos, festas ou até mesmo em estabelecimentos comerciais. É a primeira vez que a corporação recebe este tipo de equipamento para fiscalização.

O decibelímetro é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, e, consequentemente, da intensidade, do som, já que o nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro, quando ponderada.

“Quando havia denúncias de excesso do volume de som, a autuação dependia do bom senso do guarda que fosse averiguar. Com esses equipamentos, poderemos atender às reclamações da população sobre veículos com som alto, estabelecimentos e eventos que tenham música alta, por exemplo”, conta Thiago Trevisan, comandante da GCM.

No caso de veículos com equipamento de som a serem utilizados em campanhas institucionais, manifestações, festas, reuniões ou eventos esportivos, estes deverão ser previamente autorizados, como já acontece atualmente.

A fiscalização e autuação começarão a ser efetuadas a partir de 1º de setembro. Até lá, os guardas civis serão treinados por órgão de fiscalização para operar os equipamentos e registrar as ocorrências. A fiscalização da GCM inicialmente irá checar a reclamação e notificar sobre a legislação e multa, recebendo uma advertência verbal. Caso exista reincidência, a Guarda Civil irá aplicar multa e tomar as medidas cabíveis.

O Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS), também chamado de decibelímetro, é um equipamento capaz de realizar medições entre 30 dB até 130 dB (decibéis). O microfone é peça vital no circuito, sendo sua função a de transformar um sinal de pressão mecânica em um sinal elétrico. Quanto maior a indicação, mais alto é o volume sonoro averiguado.

Para denunciar o abusar de som e perturbação de sossego, o cidadão rio-pedrense pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelos telefones 3493-1550 ou 193.

Comandante da GCM mostra aparelho que será utilizado em operações
No início, pessoas que forem flagradas com excesso de som serão notificadas. No caso de reincidência a multa será aplicada

Compartilhe:

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

A Guarda Civil Municipal de Rio das Pedras prendeu, na tarde desta terça-feira (25), um homem de 35 anos pelo crime de furto qualificado de telhas galvanizadas na obra da futura Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdelice dos Santos Bastos Trevizam, em construção na Avenida David Miori, no bairro Monsenhor...
Na xícara da esquerda, água da torneira; na direita, água mineral

Moradores do Raul Coury denunciam água com mau cheiro, coloração escura e até insetos

Moradores do bairro Residencial Dr. Raul Coury, em Rio das Pedras, relatam enfrentar desde sexta-feira (14) uma grave alteração na qualidade da água fornecida pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Vídeos e fotos enviados em grupos de WhatsApp mostram água escura e até resíduos de insetos, além de...
Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

O Rio Garden Mall será palco de um dos eventos mais esperados do ano: o Festival do Chopp, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, reunindo boa música, gastronomia típica e muita animação. A expectativa é atrair cerca de mil pessoas durante o fim de semana. O público...