Meio Ambiente e Raízen se reúnem para combate a incêndios em canavial

Grupo se reuniu no gabinete do prefeito para definir ações de combate a incêndios

Grupo se reuniu no gabinete do prefeito para definir ações de combate a incêndios

O secretário de Meio Ambiente, Murilo Merloto, se reuniu com Renata Barbosa, coordenadora administrativa, e Rafael Antunes, especialista de apoio – ambos do Grupo Raízen – para discutir ações emergenciais de monitoramento, prevenção e combate a incêndios nos canaviais de Rio das Pedras.

Merloto afirmou que o objetivo é otimizar o trabalho de combate a incêndios em áreas de canavial, que têm ocorrido com frequência, causando transtornos aos moradores rio-pedrenses com a fuligem e fumaça. Os representantes do Grupo Raízen informaram que a empresa já mantém um esquema montado com a disponibilidade de caminhões-pipa, agentes e brigadistas para ação nas ocorrências.

O secretário de Meio Ambiente diz também que as chamas se intensificam em um período “delicado” por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), já que o vírus afeta o sistema respiratório – e a fumaça proveniente dos incêndios também. A empresa diz que monitora diariamente seus canaviais e realiza combate ao fogo.

As medidas contra queimada de canaviais e tráfego de caminhões de cana na área urbana de Rio das Pedras seguem vigentes, com monitoramento, patrulhamento e abordagens em diversas áreas do Município, com envolvimento da Guarda Municipal e Secretaria do Meio Ambiente.

“Precisamos do apoio da população para lutar contra os incêndios. Em primeiro lugar, evitando iniciar algum tipo de queimada. E em segundo lugar denunciando quem estiver provocando esse tipo de coisa, pois uma queimada muitas vezes se sabe como começa, mas não se sabe como pode terminar”, adverte Murilo Merloto.

A prática da queimada, seja em área rural ou urbana, é crime, na medida em que infringe o artigo 54 da Lei do Meio Ambiente (Lei Federal 9605, de 12/2/98). Esse artigo reza que “é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora e/ou causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população”. A pena é de reclusão de um a quatro anos, e multa.

“Idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios nas áreas próximas às queimadas estão entre as mais prejudicadas. Porém, quando foge do controle, o fogo pode destruir lavouras, residências e até ameaçar a vida de pessoas e animais, comentou também o secretário de Meio Ambiente, Murilo Merloto.

Infratores e queimadas devem ser denunciados na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3493-1992, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, ou junto à Guarda Civil Municipal em período fora de expediente pelo 3493-1550.

Grupo se reuniu no gabinete do prefeito para definir ações de combate a incêndios
Grupo se reuniu no gabinete do prefeito para definir ações de combate a incêndios

Compartilhe:

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

A Guarda Civil Municipal de Rio das Pedras prendeu, na tarde desta terça-feira (25), um homem de 35 anos pelo crime de furto qualificado de telhas galvanizadas na obra da futura Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdelice dos Santos Bastos Trevizam, em construção na Avenida David Miori, no bairro Monsenhor...
Na xícara da esquerda, água da torneira; na direita, água mineral

Moradores do Raul Coury denunciam água com mau cheiro, coloração escura e até insetos

Moradores do bairro Residencial Dr. Raul Coury, em Rio das Pedras, relatam enfrentar desde sexta-feira (14) uma grave alteração na qualidade da água fornecida pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Vídeos e fotos enviados em grupos de WhatsApp mostram água escura e até resíduos de insetos, além de...
Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

O Rio Garden Mall será palco de um dos eventos mais esperados do ano: o Festival do Chopp, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, reunindo boa música, gastronomia típica e muita animação. A expectativa é atrair cerca de mil pessoas durante o fim de semana. O público...